quinta-feira, 18 de junho de 2015

Crítica 5ª temporada de Game of Thrones

Game of Thrones sempre foi um seriado que agradou muita gente. Desde a sua 1ª temporada, a série chamou logo atenção pela diferença e por não ter medo de matar protagonistas. Baseada numa saga de livros, a história seguia bem paralela e sem muitas mudanças até a 4ª temporada. A partir daí e com muita força nessa, vemos muita coisa mudada, o que não necessariamente é ruim. O problema é que na temporada, foi.
Começamos a temporada com os desenrolares da última, menos a aparição do núcleo de Bran, ausente nesses 10 episódios. Stannis e sua turma continuam na muralha com Jon e a patrulha da noite, Sansa com Mindinho, Arya em Bravos e etc. A continuidade narrativa da série continua ótima. As divisões de partes por todos os episódios e entre cada temporada é sempre extremamente bem realizada, ainda mais por não contar com um protagonista. Continuando com os lados positivos, a temporada possui um roteiro cada vez mais melhorado e uma direção sempre bem realizada, mas se tratando de HBO, nada menos esperado. Além disso, a fotografia de cada um dos episódios é cada vez mais bonita. Claro que o CGI ajuda bastante, mas não se pode tirar o destaque.
Pelo lado negativo, a temporada se mostrou a pior das 5 até agora. Primeiramente pela grande quantidade de episódios fracos. Muitos podem dizer sobre alguns prepararem para acontecimentos maiores, mas o problema é que muitos não acontecem nada. O desenvolvimento fica nulo de quase tudo. Além disso, uma cena de estupro que causou uma grande discussão na internet entra como ponto negativo, nesse caso. A série busca mais uma vez o desenvolvimento de personagens masculinos explorando as mulheres. Outro ponto a se destacar foi a defasagem em certos momentos da computação gráfica. O grande clímax do episódio 9 é o maior exemplo disso.
Nesses 10 episódios tivemos 3 muitos bons: o 2º, o 8º e o 10º. Nesses três podemos ver a grande essência que gostamos de assistir em Westeros e excelentes cenas. Inclusive o season finale entrou na lista dos melhores episódios de todas as temporadas. O grande problema é que para analisar temos de ver o conjunto e Game of Thrones seguiu uma tendência de The Walking Dead: vários episódios ruins, para um bom. Esse é o maior problema que pode prosseguir até o fim da série. Principalmente pois chegamos num ponto de quase junção dos livros, o que irá acarretar problemas.
A falta de Bran fez uma grande falta. A decisão pela não colocação dele e de seu núcleo pode pesar um pouco pra frente, no sentido de ter que focar mais episódios em cima do que irá acontecer. Além disso, Sansa e Jaime parecerem meio estranhos. A mudança  dos livros gerou um pouco da necessidade de colocarem esses personagens em algum lugar para sanar a defasagem.
A 5ª temporada de Game of Thrones teve uma piora geral. Apesar disso, a série continua como um dos destaques da TV americana. Sendo um tremendo diferencial do que é possível ver em toda a TV atualmente, o seriado continua sendo muito bom, mas precisa rever certos conceitos sendo empregados e certas finalidades. Apesar disso, o final deixou o que falar e muitas teorias rolaram. Poderemos ver de tudo e um grande avanço rumo ao final da história, mas isso só a próxima temporada irá dizer.

Nota: 8/10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Game of Thrones HBO me surpreendeu, só não gostei de ter que esperar para ver a próxima. Sabem como levar muito bem a historia de GoT 7 em cada temporada, intriga me mata saber o que vai acontecer é minhas serie preferidas. Não vou perder!

    ResponderExcluir