sábado, 4 de julho de 2015

Crítica – Re-Kan!


Praticamente toda temporada tem aquele anime leve, aquele que a gente assiste depois de um dia cheio ou de um episódio pesado de seinen, haha. Bem, nesta temporada passada de primavera 2015 nós tivemos o anime Re-Kan! cumprindo este papel. Mas um anime josei que envolve sobrenatural e ainda consegue ser comédia? Senta aí que já vem história...

O anime gira em torno de Amami Hibiki, uma garota bonita e gentil que possui a habilidade de se comunicar com espíritos (daí o nome do anime “re-kan”, que significa literalmente “sexto sentido”). Protagonizando ao lado dela, temos a personagem Inoue Narumi que é uma tsundere completamente medrosa quando se trata de mortos/espíritos e coisas sobrenaturais. As duas garotas acabam por se conhecer por acaso no caminho para o colégio no primeiro dia de aula delas no ensino médio. Apesar de parecer estranha à primeira vista - por ser arrastada por forças invisíveis, falar com o ar e ter portas se abrindo sozinhas diante dela – Amami-san consegue formar seu grupo de amigos na escola. Seus colegas acabam por se acostumar com os acontecimentos sobrenaturais que cercam a garota, tratando o sexto sentido como apenas uma informação a mais sobre ela, pelo fato da mesma ser uma pessoa muito gentil e boa amiga. O desenvolvimento dos episódios segue como casos semanais que trazem temas como amizade, família, promessas e eventos escolares.
Adaptado do mangá de mesmo nome, escrito e desenhado por Seta Hinako, Re-Kan! é um compilado de tirinhas adaptado pra anime pelo estúdio Pierrot Plus (Beelzebub e Yuusha ni Narenakatta Ore wa Shibushibu Shuushoku wo Ketsui Shimashita.). O roteiro e a composição de série ficou nas mãos de Aoshima Takashi (No Game, No Life, Yuru Yuri – Happy Go Lily e o estreante dessa temporada de verão Himouto! Umaru-chan), que fez um ótimo trabalho. A parte do sobrenatural não assusta de verdade, mas te dá uma perspectiva em que os fantasmas são pessoas que podem ser muito amigáveis. Os personagens inclusive ficaram mais dinâmicos do que no mangá, a adaptação dos acontecimentos das tirinhas para casos semanais ficou fluida e, ainda por cima, ele conseguiu criar uma boa linearidade entre os episódios. Outro ponto que ficou bem escrito foi a “brincadeira” de tornar a relação entre Inoue e Amami quase homoafetiva. Cenas sutis num tom de comédia e um pouco estereotipada [mas eu shippei até o fim *-* haha].
A direção de Kudo Masashi (Bleach, Ikki Tousen e Planetes) foi precisa e fundamental para que o essas cenas funcionassem, sabendo medir bem os momentos de comédia e drama. Mesmo com o clima leve, quando a intenção era emocionar o espectador ele foi certeiro. Kudo-san conseguiu tornar os personagens bastante empáticos também – com destaque para a própria Amami, a Inoue, o Ero-neko, o “Samurai da Chama” e a “Gatinha fantasma”.


A animação e arte ficaram proporcionais a história, não precisava de muitos efeitos para dar certo considerando que a maioria das coisas se passa em um cenário escolar. O design de personagens feito por Yamamoto Aoi (Fairy Tail) é bem redondinho mas não é tão bonito quanto o do mangá. O que acaba incomodando um pouco é o jogo de luzes que parece muito forte a maior parte do tempo.

A trilha sonora é bem básica também, tão básica que o responsável por ela nem teve o nome divulgado, haha. Mas cumpre bem o seu papel nas horas que aparece. As músicas de abertura e encerramento, “Colorful Story” e “Kesaran Pasaran”, são interpretadas pelas integrantes do grupo Every♥ing. A animação de abertura insinua bastante uma relação além de amizade entre a Inoue e a Amami, apesar de mostrar também as outras personagens. O encerramento mostra versões chibi de todo mundo de maneira bem fofinha também. Músicas divertidas, com vozes fofas e animadas, o que combina bastante com a comédia do anime.

Um anime slice of life com uma protagonista simpática que vê fantasmas e vive dias divertidos com seus amigos vivos e mortos. Não nego que o subestimei um pouco em relação a outros nesta temporada, mas a forma como o poder da Amami foi retratado na relação de ajudar as pessoas e formar laços o tornou muito agradável de se assistir. Re-Kan que acabou surpreendendo de uma maneira muito positiva no fim das contas.

 Nota: 8/10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário