quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Crítica Os Molambolengos

Histórias infantis com uma temática de terror são sempre bem interessantes se bem trabalhadas, pois abrem margem de um público geral lê-las e quando ainda possuem uma bela arte, são ainda melhores. Esse é o caso do mais novo lançamento da Aleph, Os Molambolengos.
O livro conta a vida de Selma Sem Limites que chega em um circo e começa a ver o que parece ser uma apresentação de marionetes, mas, com o passar da trama, é possível descobrir algo muito mais sombrio em torno daquilo tudo.
É importante começar falando que toda a estória é escrita pela grande atriz (e agora escritora) Evangeline Lilly, algo que gerou um grande despertar para a leitura de muitas pessoas. E Evangeline não decepciona em nenhum momento, criando uma ótima trama, bem complexa e ao mesmo tempo tão simples e com um belo desenvolvimento da protagonista. Além disso, é bem interessante o contar da trama como se fosse um mega poema (com muitas rimas) e é bom apontar o ótimo trabalho de tradução, que conseguiu transpor totalmente o sentimento que o livro quer passar nas palavras, de Bruna Beber. Por fim, o único ponto negativo que se vê no roteiro é a conclusão da narrativa, que deixa muitos pontos em aberto, na qual serão mais explorados na continuação, algo que poderia ter uma resolução mais satisfatória nesse primeiro.
É importante falar sobre a arte maravilhosa de Johnny Fraser-Allen. O desenhista passa a transposição perfeita de uma imaginação que ao mesmo tempo é aterrorizante e infantil de todas as personagens presentes no livro. É muito interessante a maneira que ele trabalha todos os traços e caracterizações de cada um, realmente um trabalho de gênio. Evangeline não pode perder a continuidade de trabalho com Johnny porque, com certeza, perderá em algo na obra.
A edição da Editora Aleph é maravilhosa e muito bem encadernada. Tem capa dura, um preço bem interessante de capa, e ainda se consegue achar com descontos, e uma excelente tradução, como dito anteriormente. É interessante uma editora que tem publicações focadas mais para a ficção-científica trazer para o Brasil uma obra totalmente diferente, mas muito bem-acabada.
Os Molambolengos é um dos grandes livros infantis com temática um pouco mais adulto que você poderá ler. Ele consegue um total equilíbrio na sua faixa etária, possui uma ótima trama, ótimos personagens e uma arte belíssima, além de um final mega surpreendente. Uma das melhores coisas lançadas nesse ano.

Nota: 9,7/10

Créditos: Foto 1 - CCXP 2015
Foto 2 - Bela Psicose
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário