sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Crítica Star Wars - O despertar da Força

É difícil falar de Star Wars sem conectar com a vida de muitas pessoas. No meu caso, a trilogia clássica me fez virar nerd e começar a amar cinema ainda mais, só isso tudo. Além disso, esteve presente nos momentos mais legais e mais difíceis de minha vida. Assim, quanto mais próximo chegava o lançamento do episódio VII, mais nervoso eu ficava, porque eu teria aqueles personagens que tanto amo de volta e todo aquele mundo também. Mas o que eu não esperava é que seria bem mais que isso.
Não dá para falar nenhuma sinopse porque é extremamente importante que todos entrem no filme sem saber de nada, apenas vendo os trailers, teaser e spots (podem ver que eles não dizem NADA). Então, nessa crítica falarei um pouco sobre a experiência e todo o sentimento.
É importante começar falando de J.J. Abrams. O diretor, fã da saga, usa e abusa de referências e respeito a toda mitologia de Star Wars. Muito melhor que o criador, um tal de George Lucas, que parecia não saber o que fazia na trilogia nova. Além disso, a direção dele é muito sólida, com ótimos planos, enquadramentos, movimentos de câmera e até alguns excelentes planos longos. É bom falar também da genial trilha sonora de John Willians. Ele reaproveita certos temas da primeira trilogia e as músicas novas complementam muito bem toda a trama. Inclusive (sem spoiler nenhum), ele destrói na cena de finalização do longa.
As atuações são algo a parte. Harrison Ford e Carrie Fisher dão um grande show à parte e parecem visivelmente emocionados voltando a atuar nos grandes papéis de suas carreiras. Mas falando sobre coisa nova, todos estão muito bem. John Boyega transmite um carisma sensacional para o excelente personagem Finn, Daisy Ridley está fantástica como Rey (que, inclusive, é a melhor das personagens novas), Oscar Isaac está muito bem como Paul Dameron e Adam Driver faz o papel de Kylo Ren de maneira sensacional (a entonação de voz é um show à parte). Continuando falando sobre os personagens, BB-8 é uma grande adição para a turma de grandes droides da série. É impressionante o quanto um robô tem de emoções. Snoak (Andy Serkins) também é um bom personagem, mas ainda deve se mostrar mais ao que veio na continuação da trilogia. Capitã Phasma também aparece bem pouco e não as caras para tudo que esperavam (creio que nos próximos filmes terá mais destaque).
Continuando sobre o lado técnico, a fotografia é sensacional. As palhetas de cores muito interessantes e bonitas e o detalhamento de vida em cada um dos planos é fantástico. Uma cena, próxima ao fim, tem um dos planos mais lindos que já vi no cinema. A direção de arte também está sensacional com tudo bem palpável na realidade. Por fim, o roteiro é genial. Reaproveita ideias que já deram certo na saga e consegue estabelecer um tudo novo e sensacionalmente bom.
Algumas pessoas reclamaram de o filme querer ser um remake do episódio IV. Eu discordo muito disso, pois creio que o longa aproveita algumas ideias do original, mas não repete, tem uma ideia de continuação muito clara e digna em tudo ali. Tudo parece novo e não vi nada de tão repetitivo assim.
Star Wars – O despertar da força é o filme que os fãs esperavam desde o Retorno de Jedi. É a volta triunfante de todo esse universo que amamos tanto e de uma maneira totalmente inesperada. Bons personagens, um bom roteiro, bons twists e muita, literalmente, guerra nas estrelas. Não perca tempo e vá correndo para o cinema, porque Star Wars está de volta.

Nota: 10/10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Assista Star Wars: O Despertar da Força Full Film On-line : http://starwarstheforceawakens2015.com

    ResponderExcluir