segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Crítica do livro "Até o Fim da Queda"

A literatura fantástica nacional tem entrado numa grande ascensão nos últimos anos. Nomes como Raphael Draccon, Eduardo Spohr, André Vianco, Carolina Munhóz e etc. entraram na boca dos fãs de ficções fantásticas, mas é sempre importante olhar para os nomes que, mesmo não tão em voga, tem feito um trabalho de grande qualidade, como é o caso de Ivan Mizanzuk em “Até o fim da queda”.
O livro conta a estória de Daniel Farias, um famoso escritor de livros de terror/suspense. Logo após escrever seu novo livro, que se baseia num real ritual ocorrido na sua cidade natal no ano de 1993, o caso volta à tona, com grandes revelações e um número gigantesco de leitores que se suicidaram. Qual a mística por trás disso tudo? O que é a organização secreta que realizou o ritual? Essas são algumas das perguntas que Farias responde em seu livro, mas acaba adentrando num mundo, que pode nunca mais sair.
 O escritor Ivan Mizanzuk, mesmo sendo seu primeiro livro, não é para poucos, nem para iniciantes no mundo da leitura. Ele cria algo totalmente novo e terrivelmente assustador e viciante. E o mais legal disso tudo é que tratamos de um escritor brasileiro aqui, tentando criar tudo diferente que você já possa ter lido. Se pode começar dizendo sobre a forma de contar a linha narrativa. Mizanzuk não utiliza nenhum narrador, nem possui uma linearidade na sua estória. Essa é contada, na sua maioria, pela entrevista que Daniel Farias realiza para uma repórter de um grande canal de comunicação, mas se intercala com a entrevista que esse mesmo Daniel realiza com um dos integrantes do Dragão Vermelho, a organização secreta que viria desde o século XVI na Espanha e estaria responsável pelo ritual e suicídio dos sete jovens. Além disso, partes de fragmentos de livros, relatos, pergaminhos, passagens de textos, notícias de jornais antigas e recentes e outros contatos se intercalam para a continuidade da narrativa. Só por isso já era possível ver o quanto o escritor conseguiu realizar algo que fugisse do padrão, mas ele ainda consegue chegar a algo maior. O livro consegue criar uma mitologia própria e um terror psicológico alucinante, que faz com que o leitor não consiga parar de ler. É devidamente impressionante. O lado negativo desse vício é que acaba bem rápido. O livro, mesmo tendo suas 243 páginas, possui uma diagramação bem rápida de ser lida, algo que gera um gosto de “quero mais”.
O escritor Ivan Mizanzuk
 O final da obra é uma das grandes explosões de cabeças que se é possível passar na literatura mundial atual. Demora um certo tempo até acreditar naquilo tudo e, assim, a experiência que o leitor passou na leitura só se faz valer ainda mais a pena. A estória leva o leitor em muitos caminhos distintos, mas nunca realmente chegando próximo do que a revelação final trás.
 O exemplar foi feito pela Editora Draco, uma editora brasileira que publica autores de ficção-científica/fantástica. A edição é muito bem-feita e diagramada também. As ilustrações internas dão um ar ainda melhor para o mundo que o livro consegue criar em que o lê. A capa talvez deixe um pouco a desejar, pois pouco chama atenção. Para um fã de literatura despercebido, não pode gerar uma certa vontade da compra, mas, ainda assim, não é ruim. O preço de capa dele é 44,90. Um pouco salgado, mas vale muito por toda a experiência da obra.
 “Até o fim da queda” é um dos melhores livros, não só nacionais, que todos poderão ler nos últimos tempos. Pode entrar tranquilamente na lista de favoritos da vida de qualquer um. Tudo o que o livro consegue fazer o leitor passar é digno de aplausos e a expectativa só aumenta para um novo exemplar de Ivan. Leiam e se deliciem por quão boa a nossa literatura fantástica brasileira pode ser.

Nota: 9,7/10
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário: